sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Modelos e Elementos das Demonstrações Financeiras previstos no SNC

Os modelos de demonstrações financeiras do SNC são:  o balanço, a demonstração dos resultados, a demonstração das alterações no capital próprio, a demonstração dos fluxos de caixa e o anexo. Sendo que a demonstração das alterações no capital próprio e a demonstração dos fluxos de caixa não serão obrigatórios para Pequenas Entidades.

BALANÇO:
Activo - É um recurso controlado pela entidade como resultado de acontecimentos passados e do qual se espera que fluam benefícios económicos futuros (estrutura conceptual, alínea a) parágrafo 49)
Passivo - É uma obrigação presente da entidade proveniente de acontecimentos passados, da liquidação da qual se espera um exfluso de recursos da entidade, incorporando benefícios económicos (estrutura conceptual, alínea b) parágrafo 49)
Capital Próprio - É o interesse residual nos activos da entidade, depois de deduzidos todos os seus passivos (estrutura conceptual alínea c) parágrafo 49)

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS:
Gastos - São exfluxos, deperecimento de activos ou incorrência de passivos, resultando em diminuições do capital próprio, não relacionadas com distribuições aos participantes no capital próprio.
De acordo com a sua ligação à actividade estatutária, tomam as seguintes designações:
gastos - Consequência da actividade principal da entidade. ex.: custo das vendas, salários, amortizações e as depreciações;
2  perdas - Consequência da alienação de activos não correntes e outros acontecimentos não considerados normais da entidade. ex.: incêndios, inundações, roubo, diferenças de câmbio desfavoráveis.
Rendimentos - São os  influxos, aumentos de activos ou dominuições de passivos, resultantes em aumentos no capital próprio, não relacionados com as contribuições dos participantes no capital próprio, provenientes do decurso de actividades correntes ou ordinárias ou outras actividades, podendo tomar as seguintes designações:
1 réditos, resultantes de aumentos de activos ou diminuições de passivos (ou a combinação dos dois) como consequência da actividade principal da entidade. ex.: Vendas, honorários, dividendos, royalties e rendas;
2 Ganhos, aumentos no património líquido. ex.: alienação de activos não correntes, revalorização de títulos negociáveis, aumentos na quantia escriturada de activos a longo prazo.
Lucro



Todos estes modelos são diferentes dos regidos pelo POC.


Fonte: Sage; Formação CTOC

Nenhum comentário: